Um novo caminho profissional só depende de você!

Mediação, Conciliação e Negociação Extrajudicial Resoluções Consensuais TEORIA E PRÁTICA Comprar


TURMA 3

100% EAD
INÍCIO: 14.07

VAGAS LIMITADAS

Carga horária:20h - Término: 16.09

Professora RAFAELA LOPES MEDIADORA COM CERTIFICAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO PELA HARVARD LAW SCHOOL E HABILITADA PELO CNJ

Sobre o curso


Curso destinado à Profissionalização da Mediação Extrajudicial com metodologia inovadora que reúne teoria e prática em um curso 100% EAD, com vídeos-aulas, leituras, exercícios de casos práticos, entrevistas com profissionais de referência no instituto no país e em sua conclusão, simulação online em grupo.

Os exercícios terão correção colaborativa, onde cada aluno irá avaliar e ser avaliado por um colega, exercitando as competências comunicativas do Mediador e experimentando a temática por perspectiva diversa.

“O Direito seria a mais bela das ciências, se não fosse o processo”
Sylvio Capanema - Desembargador aposentado do Rio de Janeiro

“A Mediação é uma vitória sem perdedores”
Rafaela Lopes

“Buscar compreender o raciocínio da outra parte é mais eficiente que a persuasão”
Rafaela Lopes

Confira os principais pontos abordados pelo Curso


Técnicas de negociação de acordo com o modelo oferecido pelo Program of Negotiation at Harvard Law School;

Em linguagem simples, objetiva e direta, os alunos irão aprender uma nova forma eficiente, não jurisdicional e mais humana de lidar com o conflito;

Causas mais comuns de conflitos: a perspectiva, emoção e comunicação;

Habilidades e competências como a empatia, colaboração e com destaque, a escuta ativa;

As etapas da Mediação Extrajudicial, suas ferramentas estratégias para estimular a participação de partes e advogados;

A legislação brasileira sobre a Mediação, à luz da Resolução 271, de 11/12/2018 do CNJ e contextualização do potencial da Mediação, em comparação com outros países;

A prática da mediação por três enfoques diferentes: Mediador, com dicas para que possa captar clientes e sobre sua remuneração; para o Advogado que se utilizará das técnicas da mediação em sua atividade e da pessoa que não é Mediador, nem da área do direito, mas que direciona o aprendizado para questões de sua vida pessoal e profissional;

Semanalmente, os alunos terão dinâmica de simulação online, em grupos de até 5 participantes, em que cada um irá representar os papéis das partes, advogados e Mediador. A Sessão será realizada em ambiente virtual com duração de até 1 hora e poderá ser realizada por celular ou computador com câmera e acesso à internet;

Diferenciais


Metodologia do Program of Negotiation at Harvard Law School

Metodologia do Program of Negotiation at Harvard Law School

Testes individuais para conhecimento de competências

Testes individuais para conhecimento de competências

Casos de estudo práticos

Casos de estudo práticos

Dinâmicas em grupo

Dinâmicas em grupo

Perguntas e respostas


Não. O curso é interdisciplinar e a prática da Mediação não exige conhecimento prévio de Direito. Pode ser realizado pelo profissional de qualquer área e por estudantes em graduação. Para os profissionais e graduandos em Direito, no entanto, tem especial importância já que oferecerá as ferramentas e técnicas necessárias para a ampliação de seu portfólio de serviços.
As práticas serão direcionadas através da resolução de casos em que envolverão matérias diversas objeto de Mediação (dentre elas, divórcio, inventário, relações de consumo, inquilinato e compra e venda de imóveis). Cada aluno terá um prazo para realizar a resolução do caso referente a sua aula e em seguida, terá um segundo prazo para corrigir o exercício de seu colega, escolhida aleatoriamente pelo sistema da plataforma. Neste mesmo formato, ao final do curso, serão formados grupos de até 5 participantes que irão simular cada um, uma Mediação. No último dia, será feito uma grande reunião online através de um Webinar, para realizar o debriefing das Mediações.
O Mediador Extrajudicial é um profissional liberal de prestação de serviços e como tal, sua remuneração deverá ser proporcional ao seu grau de profissionalismo e qualidade de serviço. Pode-se ser utilizado como parâmetro a tabela inserida na Resolução 271, de 12/2018 do CNJ, que fixou valores por hora para a remuneração do Mediador Judicial, de acordo com seu grau de especialização.
O Mediador ou Mediadora poderá exercer sua atividade de forma autônoma (ad hoc) diretamente aos Mediados, vinculado a Câmara de Mediação ou empresas especializadas. É comum a prática em espaços de co-working.
É uma área em expansão e de vasta aplicação desde que foi inserida pelo Novo Código de Processo Civil de 2015. Acredita-se que em curto e médio prazo sua prática seja disseminada em alternativa ao Judiciário e como solução mais célere, econômica e simples.
Disputas diversas, como Divórcios, Inventários, Relação de Consumo... Qualquer tipo de controvérsia que envolva direito disponível, sendo que determinadas matérias poderão exigir a fiscalização do Ministério Público e homologação Judicial.
Não. É expressa em lei a sua independência de credenciamento ou associação.
Não. Este Curso é de Mediação Extrajudicial e será profissionalizante para quem deseja ingressar no mercado privado. Para habilitar-se à Mediação Judicial é necessário realizar formação específica.
Ambas são formas consensuais de resolução de conflito, mas guardam diferenças substâncias com relação sua forma, tempo e papel exercido pelo terceiro facilitador. Com o certificado desse Curso o aluno poderá ingressar em Câmaras Privadas? O certificado do Curso irá validar a capacitação do Mediador, mas o processo seletivo de cada Câmara de Mediação é individual e particular.


Aula Inaugural


BLOCO 1

BLOCO 2

BLOCO 3

BLOCO 4

Com a professora Rafaela Lopes


Rafa é Mediadora, Advogada e Professora de Cursos de Pós-Graduação e Capacitações. É Fundadora da Rafaela Lopes Resoluções Consensuais em Salvador (BA) e da Associação de Mediadores Judiciais da Bahia – AMJBAHIA.
Seus clientes corporativos incluem a Lello Imóveis (SP), Toledo & Rocca Advogados Associados (SP) e Bittencourt Lopes Imóveis (BA). É Cordenadora e Professora do curso de Mediação Extrajudicial do BRASIL JURÍDICO – Ensino de Alta Performance (On-line) e é Idealizadora e Professora do Programa de Introdução ao Estudo do Direito e Resolução de Conflitos para Crianças da Escola Gurilândia | Land School. Suas palestras foram realizadas na URBS (GO), no 6º Tabelionato de Notas | Ivanise Varela (BA), CRECI (BA), Faculdade Baiana de Direito (BA), OAB – ESA (BA) e IBDI – Instituto Baiano de Direito Imobiliário (BA). Frequentemente presta consultoria a grupos de executivos, auxiliando-os em resoluções de disputas e acordos comerciais. No setor público, ofereceu em (Out-Dez 2018) treinamento de negociação para servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. ​
Possui duas certificações na Harvard Negotiation Institute – Harvard Law School em Negotiation e Advanced Negotiation; formação em Mediação Judicial pela Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Unicorp; Mediação Empresarial pela Centro Mediar & Conciliar - SP e Negociações de Sucesso pela University of Michigan – EUA. Pós-Graduada em Direito Imobiliário da Faculdade Baiana de Direito, Graduada em Direito pela Universidade do Salvador – Unifacs e Mediadora Judicial inscrita no Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. É Mediadora Judicial voluntária familiar no CEJUSC do Fórum das Famílias de Salvador - Bahia.


Participações especiais



Ana Luiza Isoldi

Ana Luiza Isoldi

Desde 2004, atua como mediadora e participa de conferências, palestras, congressos, cursos e treinamentos em negociação, mediação e gestão de conflitos.Participou como docente do Projeto Pacificação de Lides da Escola Paulista da Magistratura, que, somente em 2007, capacitou 2700 pessoas na capital e no interior de São Paulo.Foi sócia da Defamília – estratégias para famílias empresárias e, atualmente, é sócia da Algi Mediação Consultoria e Treinamentos.
André Goma

André Gomma

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1995) e mestrado em Direito pela Universidade de Columbia em Nova Iorque (1998). Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. Atualmente é magistrado - Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e pesquisador associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Mediação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, autocomposição, efetividade da justiça e negociação.
Marcello Rodante

Marcello Rodante

Especialista em Estudos de Paz e Trasnformação de Conflitos (Universidade de Innsbruck em parceria com Cátedra de Paz da Unesco - Áustria). É co-Fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e do DNC Institute (Direito e Neurociência), sendo profissional pela América do Sul do GCLC - Global Colaborative Law Council.
Dulce Nascimento

Dulce Nascimento

Natural de Lisboa, Licenciada em Direito, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Capacitada em Arbitragem, Conciliação e Mediação de Conflitos, com especialização em Mediação Laboral e Mediação Familiar.Advogada e Mediadora de Conflitos, em 2008 foi responsável por um projecto de Mediação Escolar com alunos de 8 a 10 anos de idade.Posteriormente, exerceu a função de Juíza de Paz Coordenadora , sendo Relatora do Observatório dos Direitos Humanos e Oradora convidada em vários Seminários, Palestras e Congressos.Atualmente no Brasil, com intervenção nas áreas Jurídicas, Recursos Humanos e Ensino, por meio da Mediação, Conciliação, Negociação Cooperativa e Arbitragem.
Marcelo Barbaresco

Marcelo Barbaresco

Mestre em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-graduado em direito empresarial, em direito do mercado financeiro e de capitais, em direito processual civil, em direito do consumidor e em direito imobiliário, com capacitação para Mediador. Integrante da Comissão de Direito Urbanístico e de Direitos Conexos em Shopping Centers da Ordem dos Advogados do Brasil e da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI). Foi membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil; da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Subcoordenador Jurídico da Comissão Jurídica da ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias. Ocupou cargos de gestão em instituição financeira, em fundação relacionada à Universidade do Estado de SP (USP); na Iguatemi Empresa de Shopping Centers e na JHSF Participações. Advogado e professor.
Vivian Lys

Vivian Lys

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) em 2001, Pós-graduada em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2003 e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) em 2006. Mediadora pela Escola Paulista da Magistratura em 2014. Presidente do GNT de Mediação e Arbitragem da AIDA – Associação de Direito Internacional de Seguro. Membro atuante do grupo de Mediação Empresarial do CBAr - Comitê Brasileiro de Arbitragem. Membro atuante da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Secção de Jabaquara. Membro atuante da AIDA - Associação Brasileira de Direito de Seguros no Grupo de Direito Econômico e Regulatório. Embaixadora Latino-Americana da ODR no Brasil. Mediadora e Árbitra da Câmara técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro – CATERJ. Mediadora da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE). Árbitra especialista em direito securitário da Câmara de Arbitragem ARBITRANET.
Lúcia Rosas

Lúcia Rosas

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Advogada Colaborativa, é Mediadora extrajudicial e Judicial pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Psicoterapeuta Sistêmica de Família e de Casal. Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UCSAL. Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Conflitos e Mediação Familiar da UCSAL e Consultora em Mediação de Conflitos. Mestre e Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Membro da Comissão de Mediação da OAB/BA. Membro da Comissão de Mediação do IBDFAM/BA.
Thais Leal

Thais Leal

Profissional de Marketing, comunicação, Mediadora em formação Judicial e Extrajudicial, experiente em gerenciamento da equipe de Marketing e dos núcleos de Mercado Leitor, Comunicação, Classificados, CRM, Endomarketing, Pesquisa, Eventos, Publicidade, Redes Sociais, Promoções; direcionamento estratégico mercadológico de Shopping, Jornais, Portal, Rádio, Redes Sociais, Assessoria de Imprensa e Plataforma Mobile.
Adolfo Braga

Adolfo Braga

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Pósgraduado " lacto sensu" em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo(1997), Especialista em Arbitragem, Mediação e Negociação pela FGV(2003). Mediador e Árbitro pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil IMAB e outras entidades brasileiras. Professor do MBA Franquias da Fundação Instituto de Administração FIA, da Escola Paulista de Direito EPD, da Escola Paulista de Magistratura EPM, da Escola Superior de Advocacia ESA/SP, do Instituto dos Advogados de São Paulo IASP e titular da cadeira de mediação e Arbitragem da FIG-UNIMESP. Professor convidado de universidades brasileiras e estrangeiras, de órgãos púbicos e privados, em especial Defensorias Públicas Estaduais, Prefeituras Municipais, Seccionais da OAB, do CREA, CRA e CRC da Escola de Administração Penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, do Centro de Integração da Cidadania da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a capacitação nos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos. Supervisor em Mediação com 11 anos de experiência. Consultor da ONU e do Banco Mundial, bem como dos Ministérios da Justiça de Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal. Coordenador da Comissão de Mediação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá.
Adolfo Braga

Jacqueline Andrade

Advogada colaborativa com formação pelo IBPC - Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, Mediadora com formação pelo IMAB Instituto de Mediaçao e Arbitragem do Brasil, Graduada em Direito pela UCSAL - Universidade Católica do Salvador. Pós-Graduanda em Gestão de Conflitos e Mediação Familiar pela UCSAL.

Inscreva-se agora mesmo








copyright © Direitos Reservados - Av. Prof. Magalhães Neto, 1752 - Pituba, Salvador - BA, Sala 303, 41.810-012, Brazil