Advocacia Extrajudicial: Teoria e Prática | Brasil Jurídico - Ensino de Alta Performance.
Advogados Iniciantes

Advocacia Extrajudicial: Teoria e Prática

Descrição
access_time Início: Imediato date_range Tempo de acesso: 90 dias remove_red_eye Visualizações por Bloco:  3 access_time Carga Horária: 12h00m access_time Tempo por bloco:  Aprox. 15

Público Alvo: Estudantes de Direito; Bacharéis em Direito; Advogados Iniciantes que desejem começar a atuar na Advocacia Extrajudicial; Advogados que desejem adquirir conhecimento na área da Advocacia Extrajudicial.

Porque a Advocacia Extrajudicial? Você já contabilizou quantos procedimentos que antigamente eram realizados exclusivamente pela via judicial e hoje também podem ser realizados de forma extrajudicial? Você já se questionou sobre o porquê deste compartilhamento de competências?
 
O CNJ todos os anos mede a taxa de congestionamento do Poder Judiciário, que nada mais é do que o percentual de processos que ficam represados sem solução, comparativamente ao total tramitado no período de um ano. Segundo a taxa de congestionamento, quanto maior o índice, maior a dificuldade do tribunal em lidar com seu estoque de processos.

Há alguns anos a taxa de congestionamento do Poder Judiciário brasileiro oscila entre 70% a 75%. Esse número indica que entre 70% a 75% dos processos ativos ficam todos os anos, sem solução.

Esse cenário de repressão de processos no Poder Judiciário tem conduzido o CNJ, o próprio Poder Judiciário e o Poder Legislativo a compartilharem competências com os Cartórios de Registro de Imóveis, Cartórios de Registro de Pessoas Naturais e os Tabelionatos de Notas, a fim de reduzirem essa taxa de congestionamento, através da possibilidade de resolver de forma extrajudicial demandas que apenas poderiam ser realizadas de forma judicial.

Essa é uma realidade que se iniciou em 2007, com a possibilidade da realização do inventário, divórcio e separação extrajudiciais, através da Lei nº 11.441/07 e vem se ampliando com a possibilidade de realização da usucapião extrajudicial, através da Lei
13.105/2015 e que tende a cada dia mais crescer e abarcar novos procedimentos que apenas poderiam ser realizados apenas de forma judicial.

Essa realidade de mudança de paradigma, com o consequente compartilhamento da competência do judicial com o extrajudicial, motivou o surgimento de um novo segmento da advocacia, a Advocacia Extrajudicial.

Neste cenário nasce o curso Advocacia Extrajudicial, apresentando todo o conteúdo necessário para atuação do advogado na área extrajudicial, conjugando teoria e prática, sendo este um curso que irá ensinar desde a prospecção, atendimento, precificação de
honorários, até os tipos e procedimentos de serviços prestados pelo Tabelionato de Notas, Cartório de Registro de Imóveis, Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos que podem ser executados pelo advogado que atua na Advocacia Extrajudicial.

Conteúdo

MÓDULO 01 -INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CURSO

1.1 Apresentação do Curso e da Professora

1.2 Porque advogar na área Extrajudicial


MÓDULO 02 - PROSPECÇÃO, EMPREENDEDORISMO, MARKETING JURÍDICO E ATENDIMENTO DO CLIENTE

2.1 Prospecção de clientes na Advocacia Extrajudicial

2.2 Empreendedorismo e Marketing Jurídico na Advocacia Extrajudicial

2.3 Atendimento do Cliente – Ficha de Atendimento e Procuração na Advocacia Extrajudicial

2.4  Contrato de Honorários

2.5 Precificação de Honorários


MÓDULO 03 – REGISTROS PÚBLICOS

3.1  Registros Públicos
3.2 Cartório de Registro de Pessoas Naturais

3.3 Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas

3.4 Registro de Títulos e Documentos

3.5 Registro de Imóveis

MÓDULO 04 – TABELIONATO DE NOTAS

4.1 Introdução

4.2 Inventário Extrajudicial

4.3 Passo a passo do Divórcio Extrajudicial 

4.4 Ata Notarial

4.5 Escritura Pública

4.6 Procuração


MÓDULO 05 - CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

5.1 Introdução

5.2 Usucapião Extrajudicial

5.3 Registro 

5.4  Averbação

5.5 Processo de Dúvida


MÓDULO 06 - REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS

6.1 Introdução

6.2 Documentos registráveis

6.3 Procedimento de registro


MÓDULO 07 - CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS

7.1 Introdução

7.2 Averbações x anotações

7.3 Nascimento

7.4 Casamento 

7.5 Regime de Bens e Pacto Antenupcial

7.6 União estável

7.7 Divórcio e separação

7.8 Óbito

Diferenciais
cloud
Curso Online
arrow_drop_down
description
Anotações
important_devices
Plataforma Mobile
beenhere
Emissão de Certificado
trending_up
Meta de Estudo






copyright © Direitos Reservados - Av. da França, 393 - HUB Salvador - 2º andar - Comércio, Salvador - BA, 40010-000 - Brasil
AAAAA