Prof. Dr. Daniel Carnio Costa é eleito jurista do ano

Nosso professor, coordenador do Curso de Recuperação Judicial e Falência, Juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo e Docente do curso de Direito da Unaerp Guarujá Prof. Dr. Daniel Carnio Costa, foi eleito“Jurista do Ano”no prêmio conferido pelo Conselho Superior da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP). A homenagem será entregue oficialmente em cerimônia no dia 13 de agosto, Dia do Economista.

Juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais desde 2011, Daniel Carnio Costa implementou novas técnicas em processos de insolvência (falência e recuperação de empresas) que têm obtido elevados índices positivos. Esse trabalho tem criado, segundo a OEB, uma revolução silenciosa na área de falências e de recuperação judicial.

Costa se sente honrado e feliz com o prêmio. “Principalmente porque vem da Ordem dos Economistas do Brasil. São os economistas reconhecendo o bom trabalho realizado em função dos impactos econômicos que esse trabalho causa”.Dentre os processos judicias que tiveram a atuação de Costa alguns são famosos como o da companhia aérea Vasp, que permitiu a recuperação de aeronaves e o pagamento de credores trabalhistas. Nele, o juiz desenvolveu uma nova técnica de condução de processos chamada de “gestão democrática de processos”. Costa atuou ainda na recuperação judicial da Daslu, do banco BVA, entre outros processos.

O referido Curso de Recuperação Judicial e Falência, coordenado pelo professor Daniel Carnio é Essencial para o aperfeiçoamento, reciclagem, qualificação, preparação e atualização dos profissionais que atuam, ou pretendem atuar, em processos de recuperação judicial de empresas. O agravamento da crise econômica no Brasil tem levado muitas empresas ao ajuizamento de ações de recuperação judicial como tentativa de superação de suas dificuldades. Esses processos atingem diretamente um grande número de outras empresas e de consumidores que se veem atingidos pela suspensão de seus créditos e pela necessidade de se engajar em negociação supervisionada como tentativa de conseguir a melhor posição possível sob o prisma de seus próprios interesses. A efetiva necessidade de superar processos de falência ou recuperação judicial, induvidosamente, exigem domínio e amplo conhecimento e técnicas de todos os profissionais envolvidos.

É expressiva a ampliação do campo de trabalho nessa área! Além de todos os profissionais integrantes do poder judiciário, Administradores judiciais, advogados de devedores e advogados de credores são cada vez mais solicitados. Outros profissionais ligados à economia, contabilidade e administração de empresas também necessitam conhecer o funcionamento do processo de recuperação judicial como condição de atuação profissional adequada.


Clique aqui e confira matéria completa no site da UNAERP.

Clique aqui  para saber mais sobre o curso