QUIZ PRF

Questão 01: No que se refere aos crimes contra a pessoa e ao homicídio, analise o item a seguir: A qualificadora que traz a prática do homicídio para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime, apresenta hipóteses de conexão do homicídio com outros crimes, podendo esta ser teleológica ou consequencial.

Questão 02: Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José levou-o a ser abordado em operação policial de rotina. Sem a autorização de porte de arma de fogo, José foi conduzido à delegacia, onde foi instaurado inquérito policial. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. A receptação praticada por José consumou-se a partir do momento em que ele adquiriu o armamento.

Questão 03: Na tentativa de entrar em território brasileiro com drogas ilícitas a bordo de um veículo, um traficante disparou um tiro contra agente policial federal que estava em missão em unidade fronteiriça. Após troca de tiros, outros agentes prenderam o traficante em flagrante, conduziram-no à autoridade policial local e levaram o colega ferido ao hospital da região. Nessa situação hipotética, para definir o lugar do crime praticado pelo traficante, o Código Penal brasileiro adota o princípio da ubiquidade.

Questão 04: João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende, clandestinamente, cigarros de origem estrangeira nas ruas de determinada cidade brasileira. A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente. Caso haja indício de transnacionalidade no crime de contrabando praticado, a competência para apurar e julgar o delito é da justiça federal e, se João estiver preso, a Polícia Federal deverá concluir o inquérito em até dez dias

Questão 05: Para caracterizar o flagrante presumido, a perseguição ao autor do fato deve ser feita imediatamente após a ocorrência desse fato, não podendo ser interrompida nem para descanso do perseguidor.

Questão 01: Com relação aos aplicativos de edição de texto e de uso na Internet e a ferramentas de informática, julgue o item que se segue. O Google Chrome é uma ferramenta de busca avançada por informações contidas em sítios web desenvolvida pela Google e disponibilizada aos usuários da Internet. Uma das vantagens do Google Chrome em relação a outras ferramentas de busca é a garantia de confiabilidade dos sítios indicados como resultado das buscas realizadas com a ferramenta.

Questão 02: Julgue o item subsecutivo, acerca de conceitos relacionados a Internet, intranet e segurança da informação. Por meio da assinatura digital, é possível garantir a proteção de informações no formato eletrônico contra acesso não autorizado, pois a assinatura digital consiste em técnica capaz de garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso às referidas informações.

Questão 03: Julgue os itens subsequentes, relativos a redes de computadores. As redes de computadores podem ser classificadas, pela sua abrangência, em LAN (local area network), MAN (metropolitan area network), e WAN (wide area network).

Questão 04: O DualBoot permite que dois sistemas operacionais sejam instalados e utilizados simultaneamente em uma mesma máquina.

Questão 05: No aplicativo Writer, para alterar a cor da fonte de um caractere no documento em edição, o usuário pode utilizar o menu Formatar e, em seguida, escolher a opção Fonte.

Questão 01: As polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, exercem as funções de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, sejam elas civis ou militares.

Questão 02: A defesa das instituições democráticas é exercida por meio da segurança pública, da qual os corpos de bombeiros militares são órgãos integrantes.

Questão 03: Considerando as disposições legais pertinentes a sustentabilidade e proteção ambiental, julgue o item a seguir. A Constituição vigente consagra a cumulatividade das sanções em matéria de dano ambiental ao preceituar que as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão seus agentes, pessoas físicas ou jurídicas, a infrações penais, administrativas e civis, sendo do tipo objetiva a responsabilidade pelas infrações civis.

Questão 04: Conforme previsão constitucional, reconhece-se como entidade familiar apenas aquela constituída pelo casamento civil ou religioso com efeitos civis, ainda que garantias constitucionais protejam as diversas formas de relacionamento familiar.

Questão 05: Na hipótese de vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente da República, nos últimos dois anos do período do mandato presidencial, será feita, pelo Congresso Nacional, a eleição para os dois cargos, trinta dias depois da última vaga.

Questão 01: Sol com nebulosidade variável (entre poucas a muitas nuvens). Condição de pancadas de chuva com trovoada isolada. Vento: Direção de sudoeste/nordeste pela manhã e nordeste à tarde com intensidade fraca à suave (vento médio 11 km/h com rajadas de até 20 km/h). Estado do mar: Direção entre sudeste e leste com ondas de até 0,5 m. Há predominância do caráter textual preditivo, visto que existe uma linguagem voltada à previsão climática.

Questão 02: Os termos “conteúdo” e “faísca” acentuam-se em conformidade com a mesma regra ortográfica.

Questão 03: TRECHO
Ele ficará zangado, se eu revelar por quê.
Ao inserir o artigo definido masculino singular após a forma verbal “revelar”, mantém-se a correção gramatical do período.

Questão 04: TRECHO
O regulamento aduaneiro compreende todo o território nacional. Este apresenta duas partes.
No último trecho oracional, o termo “Este” faz menção ao sintagma nominal “regulamento aduaneiro”.

Questão 05: Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os expedientes oficiais têm como finalidade informar com clareza e objetividade. Para atender a essa finalidade, foi estabelecido um padrão oficial de linguagem, chamado de linguagem burocrática.

Questão 01: Acerca dos agentes públicos, julgue o item a seguir. Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração.

Questão 02: Julgue o item a seguir, relativo aos atos administrativos. No caso de vício de competência, cabe a revogação do ato administrativo, desde que sejam respeitados eventuais direitos adquiridos de terceiros e não tenha transcorrido o prazo de cinco anos da prática do ato.

Questão 03: Acerca das licitações e dos contratos administrativos, julgue o item a seguir. Considere a seguinte situação: Mário é presidente da comissão de licitação de uma unidade do DPF e, certo dia, recebeu : visita de Pedro, cidadão brasileiro, que se identificou como tal e solicitou ao primeiro informar-Ihe o cronograma dos atos de todas as licitações em andamento na repartição, pois pretendia acompanhar os atos não-sigilosos da comissão, daquela data em diante. Na situação descrita, Mário está obrigado a atender ao pedido de Pedro.

Questão 04: Considere que, durante uma operação policial, uma viatura do DPF colida com um carro de propriedade particular estacionado em via pública. Nessa situação, a administração responderá pelos danos causados ao veículo particular, ainda que se comprove que o motorista da viatura policial dirigia de forma diligente e prudente.

Questão 05: Em relação à organização administrativa do Estado brasileiro julgue o item a seguir. O poder normativo das agências reguladoras cujo objetivo é atender à necessidade crescente de normatividade baseada em questões técnicas com mínima influência política deve estar amparado em fundamento legal.

Questão 01: Cinemática – que vem da palavra grega kínema e significa movimento – é uma área da Física que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas ou seus efeitos. Ela faz uma análise apenas descritiva do movimento, em que o referencial tem uma função importante. Tendo por referência a cinemática, julgue o item subsequente. Em uma análise acerca do movimento ou repouso de um corpo, as conclusões dependem do referencial em relação ao qual a análise está sendo feita.

Questão 02: Um barco da Polícia Federal em movimento retilíneo está sendo seguido pelo helicóptero Patrulha 05 da PRF que voa em altitude constante, sempre na mesma vertical que passa pelo barco, a fim de dar apoio à operação policial intitulada “caça ao tesouro perdido”. Considere o barco e o helicóptero pontos materiais. O barco e o helicóptero, em relação a um ponto da superfície da Terra, estão em repouso.

Questão 03: Dentre as grandezas massa, tempo, velocidade, força e trabalho, apenas velocidade e força são grandezas vetoriais.

Questão 04:

Gráfico da questão

Dois ciclistas, A e B, deslocam-se simultaneamente numa mesma estrada, ambos em movimento retilíneo, conforme representado no gráfico (posições x tempo) abaixo: Os movimentos dos ciclistas A e B, respectivamente, são classificados como uniformemente variado e uniforme.

Questão 05:

Gráfico da questão

Dois ciclistas, A e B, deslocam-se simultaneamente numa mesma estrada, ambos em movimento retilíneo, conforme representado no gráfico (posições x tempo) abaixo: Os movimentos dos ciclistas A e B, respectivamente, são classificados como acelerado progressivo e retrógrado.

Questão 01: Competência PREFERENCIALMENTE à união, legislar sobre matéria de trânsito e transportes e de forma complementar os Estados poderão legislar sobre qualquer matéria.

Questão 02: O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

Questão 03: A motoneta é veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a n (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora.

Questão 04: NÃO será obrigatória a expedição imediata de novo Certificado de Registro de Veículo quando o proprietário mudar de endereço dentro do mesmo município.

Questão 05: Todo veículo ao perceber que o outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá, se estiver circulando por qualquer faixa de tráfego, deslocar-se para a faixa adjacente da direita, sem acelerar a marcha.

Questão 01: Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue o item que se segue. O servidor está desobrigado de ter conhecimento das atualizações legais pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

Questão 02: Julgue o seguinte item, a respeito da ética no serviço público. A comissão de ética de um órgão que, caso todos os seus integrantes estejam de acordo, pode aplicar penas que vão desde a censura até a demissão de um servidor.

Questão 03: Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público. Comissões de ética são obrigatórias para todos os órgãos da administração pública federal direta, sendo facultativas para entidades da administração indireta.

Questão 04: Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue o item que se segue. Os termos moral e ética têm sentidos distintos, embora sejam frequente e erroneamente empregados como sinônimos.

Questão 05: Acerca da ética no serviço público, julgue o item a seguir. O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom.

Questão 01: Tendo como referência a legislação penal extravagante e a jurisprudência das súmulas dos tribunais superiores julgue o item que se segue. Aquele que oferece droga mesmo que seja em caráter eventual e sem o objetivo de lucro a pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem comete crime.

Questão 02: A destruição de drogas apreendidas sem a ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração no prazo máximo de 15 (quinze) dias contados da data da apreensão guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

Questão 03: A competência para julgamento do crime será da justiça federal, se a troca, por e-mail, de imagens pornográficas de crianças, forem feitas entre duas pessoas residentes no Brasil.

Questão 04: Segundo a Lei dos Crimes Ambientais, uma das penas impostas a pessoa jurídica, é a proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações no prazo máximo de 05 anos.

Questão 05: Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

Questão 01: Julgue o item seguinte, que envolvem equações, funções e gráficos. A função f(x) = 0,08x+40 é uma função cujo gráfico passa pelo ponto (300, 64).

Questão 02: Para o conserto de aparelhos eletrônicos nos domicílios dos clientes, um técnico cobra R$ 30,00 pela visita e mais R$ 20,00 a cada hora de trabalho. Supondo que o técnico trabalhe x horas e receba y reais, julgue o item a seguir. A expressão algébrica que relaciona y como função de x é y = 20 + 30x.

Questão 03: Julgue o item seguinte, que envolvem equações, funções e gráficos. Caso se multiplique um número real x por ele mesmo e, do resultado, ao se subtrair 14, obtenha-se o quíntuplo do número x, então -2 poderá ser um dos possíveis valores de x

Questão 04: Suponha que a quantidade de registros de ocorrências policiais em cada dia x, entre os dias 4 e 16, inclusive, de um mesmo mês, seja igual a -x² + 20x - 64. Tendo como base essas informações, julgue o item que se segue acerca dessas ocorrências, nesses dias. Em algum desses dias, foram efetivados exatamente 40 registros de ocorrências policiais.

Questão 01: Com referência à divisão interregional do trabalho e da produção no Brasil, julgue o item a seguir.
As atividades corporativas de empresas nacionais e internacionais (produção, circulação, distribuição e consumo) integram partes expressivas do território brasileiro, por meio de redes de infra- estruturas, de informação e comunicação, fato que se tornou mais intenso a partir da década de 1990 do século passado, devido a o equilíbrio econômico advindo do plano real.

Questão 02: No Brasil a questão agrária sempre esteve na esfera da tensão política e social, que inclusive fez eclodir movimentos sociais rurais, que produziram fortes conflitos no campo brasileiro, reivindicando a função social de terra para a mesma passar a ser plenamente utilizada na produção. A cerca da questão rural brasileira, julgue o item: O Brasil apresenta uma concentração fundiária histórica e arraigada a formação do sistema de capitanias hereditárias, fato este que contribuiu para dificultar a realização da reforma agrária no país, o que favoreceu o desenvolvimento de problemas sociais e, consequentemente, na formação de movimentos como as ligas camponesas e o MST.

Questão 03: A organização da República Federativa do Brasil está presente na Constituição Federal de 1988. Todo Estado precisa de uma correta organização para que sejam cumpridos os seus objetivos dentro da administração pública. A divisão político-administrativa foi uma das formas encontradas para facilitar a organização do Estado Brasileiro. A cerca da organização do Estado Brasileiro, julgue o item: O Brasil é formado por 26 Estados, a União, o Distrito Federal (cuja capital é Brasília) e os Municípios, sendo ele uma República Federativa. Cada ente federativo possui sua autonomia financeira, política e administrativa, em que cada Estado deve respeitar a Constituição Federal e seus princípios constitucionais. A autonomia sobre o seu território garante a legitimidade da Pátria brasileira e a soberania da Nação.

Questão 04: O Brasil apresenta-se com uma distribuição bastante irregular de sua população em função de um conjunto bastante complexo de fatores, tanto de ordem antrópica, quanto por questões físicas do espaço brasileiro. A cerca da distribuição da população brasileira, julgue o item: A grande concentração populacional, na faixa litorânea está ligada a situação da ex-colônia que necessitava facilitar seus contatos comerciais com a Metrópole, já as regiões Norte e Centro-Oeste, têm-se apresentados nos últimos anos áreas de atração populacional, devido ao desenvolvimento das atividades industriais da zona franca de Manaus e no Tocantins.

Questão 05: O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil a partir dos anos 1950 e a formação de um mercado nacional integrado levaram a processos encadeados de metropolização e de interiorização urbana e demográfica. Inicialmente, ocorreu uma metropolização acelerada, nucleada no crescimento de algumas grandes capitais com destaque para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A cerca da questão urbana no Brasil, julgue o item: A urbanização brasileira ocorreu de forma veloz e desordenada, potencializando problemas sobretudo nas metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro, que sofreram consequências negativas em suas estruturas socioeconômicas, com reflexos vistos até hoje, que contribuem pra questões como a violência, marginalização, crescimento amórfico do espaço e desenvolvimento formal do setor terciário.

Questão 01: Antônio Félix Filho, o “Turquinho” como ficou conhecido dentro da PRF, é considerado o primeiro Patrulheiro Rodoviário Federal.
As atividades corporativas de empresas nacionais e internacionais (produção, circulação, distribuição e consumo) integram partes expressivas do território brasileiro, por meio de redes de infra- estruturas, de informação e comunicação, fato que se tornou mais intenso a partir da década de 1990 do século passado, devido a o equilíbrio econômico advindo do plano real.

*Comentário: Em 1935 Antônio Felix Filho, o "Turquinho", considerado o 1º Patrulheiro Rodoviário Federal, foi chamado para organizar a vigilância das rodovias Rio-Petropólis, Rio-São Paulo e União- Indústria.

Questão 02: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi criada pelo presidente Washington Luís no dia 24 de julho de 1928, através do Decreto no 18.323 – que definia as regras de trânsito à época, com a denominação inicial de “Polícia Rodoviária de Estradas”.

Questão 03: Um passo importante para o exercício das atividades da Polícia das Estradas foi a transformação da Comissão Nacional de Estradas de Rodagem na Agência Nacional de Transportes Terrestres em 1937.

Questão 04: O DNER criado então no Governo Getúlio Vargas, foi extinto no Governo de Fernando Henrique Cardoso no ano de 2001, cujas atribuições foram então transferidas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Questão 05: A primeira escolta realizada pela PRF foi na então visita do presidente dos Estados Unidos da América, Harry S. Truman, que veio a cidade de Petrópolis em 1947.

Questão 01: No Brasil, o pluralismo jurídico configura-se, por exemplo, quando da aplicação de regras criadas por membros de organizações criminosas, distintas das regras jurídicas estabelecidas pelo Estado.


Questão 02: Os direitos de cidadania são, no Estado democrático de direito, todos aqueles relativos à dignidade do cidadão, como sujeito de prestações estatais, e à participação ativa na vida social, política e econômica do Estado.

Questão 03: A possibilidade de extensão aos estrangeiros que estejam no Brasil, mas que não residam no país, dos direitos individuais previstos na CF deve-se ao princípio da primazia dos direitos humanos nas relações internacionais do Brasil.

Questão 04: Equivalem às normas constitucionais originárias os tratados internacionais sobre direitos humanos aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

Questão 05: A expressão direitos humanos de primeira geração refere-se aos direitos sociais, culturais e econômicos.

Forma de Pagamento: Visa
Forma de Pagamento: Mastercard
Forma de Pagamento: Dinner
Forma de Pagamento: American Express
Forma de Pagamento: Hipercard
Forma de Pagamento: ELO
Forma de Pagamento: OI Paggo
Forma de Pagamento: Bradesco
Forma de Pagamento: Itau
Forma de Pagamento: Banco do Brasil
Forma de Pagamento: Boleto Bancário

Site blindado